segunda-feira, 14 de junho de 2010

SoftBol




O softbol foi inventado por George Hancock em 1887 nos Estados Unidos da América, que arranjou uma forma de se praticar o baseball em ginásios cobertos. Foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos a partir de 1996.

Este desporto foi criado como uma variação mais leve do baseball (soft é “leve” em inglês), por isso tornou-se uma modalidade mais popular entre as mulheres.

O softbol é um desporto muito parecido com o beisebol, sendo as regras praticamente as mesmas. As principais diferenças entre o softbol e o beisebol são as dimensões da bola (maiores no softbol), as dimensões do campo (menor do que o de beisebol) e o tempo de jogo (que é de sete entradas no softbol, em vez de nove). Além disso, o lançamento no softbol é completamente diferente, tem de ser feito por baixo, junto à anca. Outras regras menos expressivas como o roubo de bases e a mecânica das substituições de jogadores também diferencia estas modalidades. Em termos de alta competição o softbol é maioritariamente praticado por equipas femininas.

O objectivo do softbol, tal como o do beisebol, é marcar o maior número possível de pontos ("corridas") para vencer o jogo.


Das regras definidas por Handcock, destaca-se, obviamente,as reduzidas dimensões do campo, a não obrigatoriedade do uso de luvas e máscara, e a importância da utilização de joelheiras pelos jogadores, em virtude do piso ser mais duro. Mais tarde, este jogo começou a ser praticado no exterior, em pequenos campos, quando o clima permitia. Ficou conhecido por «indoor-outdoor».

Para além do jogo criado por Handcock, surgiram novas adaptações ao Beisebol. Destaca-se em 1895, Lewis Rober, tenente da companhia nº11 de bombeiros do município de Minneapolis, que para manter ocupados os seus colegas, nos meses de Inverno, inventou um jogo denominado «kitten ball», jogando num terreno ao lado do quartel dos bombeiros. A proliferação do «indoor-outdoor», do «kitten ball» e outras versões praticadas em diversas cidades dos Estados Unidos da América, foi grande, de forma que a variedade de regras impedia a realização de torneios nacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário