segunda-feira, 14 de junho de 2010

Faustball

O Faustball é um desporto praticado basicamente na região sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), iniciando sua expansão no sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro), principalmente em função dos descendentes de imigrantes alemães.



Prova de que esta expansão é um algo mais que concreto foi a realização do Campeonato Paulista em 2008, disputado em duas etapas na Esef, em Jundiaí. O título no adulto masculino ficou com o Bandeirante 111, após campanha de 9 vitórias em 10 jogos. Na final, a equipe de São Paulo venceu Várzea Paulista por 9x11, 11x5 e 11x4. Os atletas campeões foram Daniel Balsa, Leonardo Belloff, Diego Rizatelo, João Carlos, Paulo Roberto "Betão" e Sócrates Cavalcante.


Trata-se de um desporto semelhante ao voleibol, por ser seu precursor, com a diferença de ser jogado em um campo de grama que mede 50 m x 20m, com cinco jogadores de cada lado, podendo também ser muito maior que uma quadra de vólei.

O campo é dividido ao meio por dois postes, onde é esticado um cabo ou rede, que varia de 3 a 7 centímetros de largura, à uma altura de 2m (adulto masculino) ou 1,90m (adulto feminino). Todas as jogadas são efectuadas com o punho fechado e as defesas com o antebraço. O país que mais pratica o desporto é a Alemanha. No último Campeonato Mundial de Punhobol entre Selecções, em 2007, a Áustria foi a campeã. O Brasil, que havia ganho os dois últimos (em 1999 e 2003), foi vice. O clube com mais títulos mundiais é a Sogipa, de Porto Alegre, 10 vezes campeã mundial no masculino e 1 no feminino. Destaque também para a Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, que conta com o imbatível Alfredo Pilha Becker e seu batedor Renan Leotte e o Clube Duque de Caxias de Curitiba com o seu batedor da categoria de base João.

Hoje no Brasil são disputadas copas e campeonatos em todas as categorias: desde a mirim (ano em que completamos 12 anos) até a dos veteranos (dividida em duas categorias: acima de 35 anos ou 45 anos), assim como a infantil (até 15 anos), juvenil (até 17 anos), júnior (até 20 anos), e adulta (sem idade para iniciar ou terminar participação).

Apesar de ser um desporto altamente intuitivo para aplicação em escolas é pouco divulgado.


1 comentário: