segunda-feira, 14 de junho de 2010

Hurling

Hurling é um jogo nacional irlandês de origem celta, semelhante ao hóquei. Duas equipas, compostas por 15 elementos cada uma, tentam introduzir com a ajuda de uns bastões, uma bola (do tamanho do tênis) na baliza contrária. As dimensões do campos são: 120-146 m de comprimento por 75-91 de largura. A baliza tem forma de H, como a de rugby, mas na sua parte inferior, está equipada com uma rede. As medidas da baliza são: 6,40 X 2,44 m; altura dos postes, 4,88 m. O jogo é contabilizado através de gols e pontos. O gol consegue-se quando a bola ultrapassa a linha sob a trave da baliza, valendo então três pontos. Se passa pela parte superior, entre os postes, vale um ponto.

Regras

O Campo Hurling é jogado em um campo 137-145 m de comprimento e 80 - 90 m de largura. As metas em cada extremidade do campo são formados por dois lugares, que são geralmente 6 m de altura, 6,4 m de distância definida, e conectado 2,44 m acima do solo por um travessão.

Uma rede que se estende em volta do objetivo está ligado à trave e postos de menor objetivo. O mesmo passo é usado para o futebol Gaelic; o GAA, que organiza os esportes, decidiu este para facilitar o uso dual. As linhas são marcadas em 13 metros, 20 metros e 65 metros e 45 metros de futebol gaelic de cada fim-line.Passos curtos e objetivos menores são usados por menos de 13s e mais jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário