sexta-feira, 11 de junho de 2010

Natação

A natação sincronizada é um esporte híbrido, que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, consistindo aos nadadores (indivíduos, duetos, trios, equipes ou combos) executar uma rotina sincronizada de movimentos elaborados e dramáticos na água, acompanhada de uma música.

A natação sincronizada exije habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistência, flexibilidade, benevolência, arte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controle excepcional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água. Desenvolvido na década de 1900 no Canadá, é um esporte executado quase exclusivamente por mulheres, embora haja alguma participação de homens.



As origens da Natação remontam para lá de 6000 anos antes da civilização egípcia. Os Egípcios nadavam nas águas dos rios e a arte de nadar era importante na educação pública. Na Grécia Antiga, quem não soubesse escrever e nadar era considerado analfabeto.
Mais tarde, François Rabelais, filósofo, médico e escritor francês, recomendava a prática da Natação para as crianças, na sua obra Gargântua. No século XVIII, a Natação é regulamentada por Luís XIV, rei de França, e sofre um enorme desenvolvimento, sendo rápida a sua divulgação por toda a Europa.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas de 1896, a Natação passou a fazer parte da calendário olímpico.


A Natação está relacionada com as seguintes modalidades olímpicas:
Natação pura desportiva - As competições são para ambos os sexos, individuais e em quatro tipos de estilos: Crawl; Costas; Bruços e Mariposa.

Pólo aquático - Desporto colectivo, para ambos os sexos, praticado por duas equipas, cada uma delas com setes jogadores (um guarda-redes) na piscina e seis suplentes.
Natação sincronizada - são para o sexo feminino, individuais e por grupos.
Saltos para a água - As competições são para ambos os sexos, individuais e pares. 

Sem comentários:

Enviar um comentário