segunda-feira, 14 de junho de 2010

Futebol Australiano



O futebol australiano, também chamado de AFL ou Aussie Rules, é um esporte largamente praticado na Austrália, onde, juntamente com o rugby league, é o esporte mais popular do país. Trata-se de um esporte de contato originado em Melbourne no século XIX. A principal competição é a Australian Football League (AFL).

História

Estátua de Tom Wills, o criador do esporte, no Melbourne Cricket Ground na cidade de Melbourne na Austrália.As regras do jogo foram regulamentadas em 1859, porém a primeira partida foi disputada um ano antes com regras improvisadas. Tem características que derivam em parte do futebol gaélico e em parte do rugby. Em 1877 no estado de Victoria foi organizada a Victorian Football Association com 12 equipes e em 1897 sempre no mesmo estado foi criada a Victorian Football League com 8 equipes. Com a adesão de equipes de outros estados em 1989 foi criada a Australian Football League.

Regras

Ficheiro:Aussie rules ground positions medium.png O jogo é praticado em em campo oval de comprimento entre 135m e 185m de comprimento, por entre 110m e 155m de largura (o mesmo tamanho e formas usados no Cricket), com uma linha curva de 50m de raio em relação ao gol.

O futebol australiano assim como rugby e futebol americano é um esporte de contato. O jogo é disputado por 2 equipes de 18 jogadores em quatro tempos de 20 minutos cronometrados começando quando o juiz (chamado de umpire) no centro do campo bate a bola com força ao chão, fazendo-a levantar podendo ser pega por qualquer uma das duas equipes (algo similar ao basquete). O jogo é praticado segurando-se a bola com a mão e batendo-a no chão a cada 15 metros.


Sem comentários:

Enviar um comentário