Lacrosse é um desporto de equipe popular principalmente nos Estados Unidos e no Canadá, jogada por 10 jogadores (equipes masculinas) e 12 (equipes femininas), em que cada jogador usa um stick com uma rede (o crosse) onde através de passes e recepções de uma bola de borracha têm o objectivo de marcar gols rematando a bola para dentro da baliza do adversário.
A equipe é composta por três atacantes, três médios, três defesas e um guarda-redes. No Lacrosse masculino, os jogadores devem usar equipamento de protecção nas suas cabeças, ombros, braços e nas mãos.
O Lacrosse feminino é jogado da mesma maneira, com a diferença de que há mais dois médios por equipa. As jogadoras apenas usam protecção nos olhos (excepto a guarda-redes que usa mais equipamento: um capacete, caneleiras e uma protecção para os seios). O contacto não é permitido, apenas pequenos toques com o stick.
História
O Lacrosse foi o primeiro desporto dos indígenas americanos (antes do século XV), cada equipe era constituída por 100 a 1000 jogadores em campo, o qual se estendia de aproximadamente 457,20 metros a um par milhas de comprimento (usavam fronteiras ou limites naturais). Eram disputados para “ajustes de contas” inter-tribais. Os jogadores concentravam-se primeiro em lesionar os seus adversários com os seus “sticks” pois assim facilmente marcavam gols. Os jogos duravam desde o nascimento até ao pôr-do-sol ou mesmo durante dois a três dias. Com frequência os jogadores eram gravemente lesionados e até mortos. O Lacrosse desempenhou um papel significante na comunidade e na vida religiosa das tribos de todo o continente por muitos anos. Foi caracterizado pelo envolvimento espiritual profundo, pois jogavam com o objectivo de sentirem honra e glória por eles próprios e pelas suas tribos.
O jogo foi denominado Lacrosse por observadores franceses. O nome é possivelmente uma estenografia de uma frase como "le jeu de la crosse" (o jogo do pau).
Em 1856, Dr. William George Beers, um dentista canadense, fundou o Clube de Lacrosse de Montreal e em 1867 regulamentou a modalidade, encurtando a duração de cada jogo e reduzindo o número de jogadores por equipe (10 jogadores). A partir do ano de 1900, escolas secundárias, colégios e universidades começaram a praticar o Lacrosse, disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Verão do ano de 1904 e 1908. Em 1930, uma versão indoor do jogo, Box Lacrosse, foi introduzida no Canadá. Rapidamente tornou-se na versão dominante do Lacrosse nesse país.
A explosão desta modalidade foi facilitada pela introdução das cabeças do stick plásticas inventadas pela marca Baltimore (estado de Maryland) - fabricante da marca de equipamento STX (sticks) a partir de ano de 1970. Esta inovação reduziu o peso e o custo do stick, e fez com que o jogo tivesse passes mais rápidos e uma velocidade de jogo mais rápida.
Sem comentários:
Enviar um comentário